quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Californication

Semaninha difícil...
Começou com dilúvio, começaram as comemorações de final de ano que, depois de muito tempo, me parecem literais. Tá todo mundo comemorando o fato deste ano estar acabando. Me too.
No final das contas, não deu tempo de postar nada ontem, mas hoje vamos fazer um update geral.
Desde segunda-feira estamos com uma dieta mais maneira, mas que eu classifico apenas como óbvia, ou seja, fazendo tudo aquilo que todo mundo tá careca de saber no campo da alimentação. Maneirar seriamente nos doces, nas frituras, nas massas de farinha refinada, nos excessos de gordura...
Já no campo malhatório, a história é outra. Aqui estou procurando o meu esquema pessoal. Se eu não sentir prazer na atividade física, não adianta. Não vai adiante. Ao mesmo tempo, nem toda modalidade tem o mesmo efeito na queima de gordura.
Mas acho que tenho resolvido bem essa equação, porque sem privações mais sérias, sem fome e sem praguejar contra a academia, os resultados estão aparecendo. Hoje já pesei 92,6kg. E agora a perda de peso deve ser bem real, porque eu já dispensei, vaso abaixo, todo aquele excesso de líquido. Assumo aqui, portanto, minha parcela de responsabilidade sobre os alagamentos de ante-ontem.
A solução não convencional está na composição de um ciclo de atividades que contém uma parte aeróbica, mas com uma ênfase importante na musculação como parte fundamental da rotina de exercícios. E em séries de hipertrofia! Tudo o que muito professor de academia exorciza.
É claro que os resultados de curto prazo vem, principalmente, do aeróbico (natação, caminhada, corrida, bike, transport...). Mas a hipertrofia muscular, além de também provocar uma queima calórica importante, traz um resultado de longo prazo incomparável.
Lembro das minhas aulas de biologia no colégio, quando estudávamos as células do corpo humano. O bom e velho prof. Paulo falava que toda célula, sem excessão, tem uma usina de geração de energia chamada mitocôndria. A tal mitocôndria gera energia em tempo integral, estando o caboclo acordado ou dormindo. Só que algumas células tem 1 mitocôndria, enquanto outras tem até 200. As células de gordura são as que estão mais para 1 mitocôndria e as células musculares são as que estão lá pras 200.
Como eu sempre digo, a preguiça é a verdadeira mãe das maiores descobertas.
Me pondo a pensar nisso, deduzi que aumentando a massa muscular, perco mais peso até dormindo! Não é genial?
Além disso, se você desenvolver mais as células musculares do que os neurônios, talvez não atinja toda a capacidade intelectual necessária para ser Presidente da República Tupiniquim, mas pode ser eleito Governador da Califórnia!
Então vou fechando por aqui porque está na hora de dar a minha emagrecidinha nos braços de Morfeu (o deus grego dos sonhos, não o negrão do Matrix).
:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meta a boca!