sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Contém Glúteos

Vamos começar logo com o resultado da tonelagem do dia, porque aconteceu o que eu esperava.
Logo ao acordar, tanque esvaziado e peladão, exatamente como ontem, peso impressionantes 93,4kg.
Ainda me acho pouco alto para esse peso todo, mas comparando com os 94,8 da véspera é uma maravilha.
E como é que alguém se livra de quase 1,5kg de um dia pro outro, sem consumir substâncias ilícitas? Longa história...
Há cerca de 1 ano eu tenho essa mesma preocupação com a evolução contínua do meu peso. E quem me conhece sabe que eu sempre procuro fugir das conclusões mais óbvias, porque entendo que estas são sempre as mais confortáveis, mas raramente as mais eficientes. Sempre procuro um ponto de observação diferente. Como isso é quase uma marca registrada minha, teve gente que quis me internar quando disse que ia consultar uma nutricionista.
Mas não era uma nutricionista qualquer. Ela foi recomendada por uma amiga que a havia consultado para resolver seu problema de enxaqueca crônica. E resolveu. E me disse que em uma consulta de 4 horas, nem ouviu a palavra caloria.
Opa! Interessou!
Marquei no mesmo dia uma consulta que aconteceu quase 1 mes depois e durou 5 (CINCO) horas. Não foi fácil explicar em casa, mas valeu a pena.
Vou fazer aqui um resumo rápido, mas quem quiser falar mais sobre o assunto pode comentar aqui em baixo ou me escrever depois.
Ela me deu uma aula maravilhosa sobre as propriedades de diversos alimentos, mas o tiro de misericórdia sobre a questão veio num tópico sobre "sensibilidades".
E assim como a enxaqueca da Fernanda vinha da sensibilidade à proteína do leite de vaca (e não da lactose!), descobrimos que o glúten me fazia inchar, numa espécie de "processo inflamatório", retendo um monte de líquido. Efeito baiacu.
Daí vem duas observações importantes:
1. Eu não emagreci 1,4kg em 1 dia. Na verdade não emagreci p()##@ nenhuma. Isso tudo foi privada abaixo, naquele monte de xixis que relatei ontem. Esperando por esse efeito, que é importante pra mim, não comi nada que contivesse farinha de trigo.
2. Há 1 ano, quando consultei a nutricionista, radicalizei demais sobre as orientações dela. Consequentemente, caí numa daquelas situações que citei no primeiro post, das quais preciso fugir agora. Prova de que radicalizar não funciona "for life". É esse equilíbrio que pretendo encontrar.
Então comecei o dia com meu mamãozinho, cuscus de milho com uma lambidinha de manteiga e queijo minas.
No almoço, 1 fatia de picanha generosa com uma salada bem bacana e uma fatia de abacaxi.
No final do dia, meu super-suco, que também foi invenção da Lenita (a nutricionista).
E à noite, quando cheguei em casa depois da academia, comi mais uma saladona que incrementei com sementes de girassol e de abóbora, torradinhas e salgadinhas. Mais meio abacate pra fechar.
Hoje o tempo foi curto. Só deu pra 50 min. de academia. Mas é importante ir e fazer o que der nesse tempo. Eu optei pelo aeróbico. 40 min. no transport elíptico, finalizando com abdominais e alongamento.
Notaram que eu não falei em calorias? Pois é... Eu tenho a impressão de que esse desapego é importante pra que a gente tenha uma percepção de qualidade e quantidade daquilo que come e que efeitos os alimentos produzem na gente.
E vamos ver como me saio no fim de semana!
:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meta a boca!